Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação microbiológica de superfícies em terapia intensiva: reflexões sobre as estratégias preventivas de infecções nosocomiais / Microbiological evaluation of surfaces in intensive care: thinking about nosocomial infection prevention strategies / Evaluación microbiológica de superficies en cuidados intensivos: reflexiones sobre las estrategias preventivas de infecciones nosocomiales

Gil, Adriana Costa; Bordignon, Ana Paula Pegado; Castro, Eduardo Almeida Ribeiro de; Castro, Silvia Thees; Rafael, Ricardo de Mattos Russo; Pereira, José Augusto Adler.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e26388, jan.-dez. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-948549

Objetivo:

determinar o perfil microbiológico de bactérias isoladas e identificadas nos leitos e bombas infusoras na unidade de terapia intensiva de um hospital universitário do Estado do Rio de Janeiro.

Método:

foram coletadas nove amostras de grades das camas dos pacientes e oito de teclados de bomba infusora de uma unidade de terapia intensiva, em outubro de 2014, delimitando-se uma área de 100cm² como parâmetro para ambas as coletas. As amostras foram coletadas através de swabs estéreis que foram umedecidos e transportados em Carry & Blair. Os microrganismos foram isolados, classificados e depois testados em relação à resistência antimicrobiana.

Resultados:

o gênero Staphylococcus coagulase negativa foi o mais prevalente. Os testes de suscetibilidade a antimicrobianos apontaram alguns destes Staphylococci como multirresistentes.

Conclusão:

chama-se atenção para a necessidade de ampliação do debate multiprofissional sobre questões de segurança hospitalar, apresentando a educação permanente como um possível caminho de sucesso no controle das infecções.
Biblioteca responsável: BR1366.1