Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Decidindo "caso a caso" a presença familiar no serviço de atendimento emergencial / Decidiendo "caso por caso" la presencia familiar en el servicio de atención de urgencias / Deciding "case by case" on family presence in the emergency care service

Barreto, Mayckel da Silva; Marcon, Sonia Silva; Garcia-Vivar, Cristina; Furlan, Mara Cristina Ribeiro; Rissardo, Leidyani Karina; Haddad, Maria do Carmo Lourenço; Dupas, Giselle; Matsuda, Laura Misue.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 31(3): 272-279, Mai.-Jun. 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-949287
Resumo Objetivo Compreender como médicos e enfermeiros vivenciam e percebem a presença da família no serviço de atendimento emergencial. Métodos Estudo qualitativo que utilizou o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. Participaram 20 profissionais - divididos equitativamente entre médicos e enfermeiros - que atuavam em duas Salas de Emergência localizadas no Sul do Brasil. Os dados foram coletados entre outubro de 2016 e fevereiro de 2017, por meio de entrevistas. Resultados Identificou-se a existência de uma cultura social de exclusão familiar, amplamente difundida e praticada pelos profissionais. Contudo, às vezes, as famílias permanecem com seus entes queridos na Sala de Emergência, visto que os profissionais analisam e decidem "caso a caso", considerando diferentes aspectos ao longo do processo assistencial. Conclusão Para médicos e enfermeiros múltiplos aspectos estão relacionados na determinação da presença familiar durante o atendimento emergencial. Assim, não é aconselhável uma diretiva única para a presença da família. Em realidade, sugere-se que cada unidade de saúde elabore seus protocolos considerando as particularidades locais.
Biblioteca responsável: BR21.1