Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Confiabilidade e validade da Lasater Clinical Judgment Rubric - Brazilian Version / Confiabilidad y validez de la Lasater Clinical Judgement Rubric - Brazilian Version / Reliability and validity of the Lasater Clinical Judgment Rubric - Brazilian Version

Morais, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos; Nunes, Janaina Gomes Perbone; Lasater, Kathie; Barros, Alba Lúcia Bottura Leite de; Carvalho, Emilia Campos de.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 31(3): 265-271, Mai.-Jun. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-949290
Resumo Objetivo Avaliar a confiabilidade e validade da Lasater Clinical Judgment Rubric - Brazilian Version em uma amostra de estudantes de enfermagem. Métodos Pesquisa com delineamento metodológico, realizado em uma instituição pública de ensino superior da região sudeste do Brasil. Preliminarmente, foi analisada a clareza dos comportamentos descritos em cada nível das 11 dimensões do instrumento, por oito estudantes. A seguir, deu-se a coleta de dados relativos a avaliação das propriedades psicométricas com auto aplicação a 179 estudantes. Os participantes foram agrupados em iniciantes (1ª e 2ª séries n=115) e concluintes (3ª e 4ª séries n=64). Foram analisadas as propriedades psicométricas validade discriminante, a fidedignidade e a dimensionalidade. Resultados A versão brasileira da rubrica diferenciou os dois grupos de estudantes (p-valor <0,05) nas 11 dimensões avaliadas. A estabilidade foi verificada pelo teste-reteste (ICC de 0,88). A consistência interna foi obtida para o instrumento global (alpha de Cronbach, de 0,889) e para as fases de reconhecimento (α=0,75), interpretação (α=0,64), resposta (α=0,78) e reflexão (α=0,63). Validade da dimensionalidade pela análise fatorial confirmatória (AFC) obteve resultados de confiabilidade composta (CC) acima de 0,7 e a variância média extraída (AVE) superiores a 0,5, em todas as fases. A validade discriminante do modelo fatorial pelo critério de Fornell-Larcker e pelas cargas cruzadas confirmaram a estrutura teórica da versão original da rubrica. Conclusão A avaliação das propriedades psicométricas da versão brasileira da rubrica mostrou evidências de confiabilidade e validade de construto do instrumento para medir o desenvolvimento do julgamento clínico do estudante de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR21.1