Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Elaboração e validação de cartilha para prevenção da diarreia infantil / Elaboración y validación de libreta para la prevención de la diarrea infantil / Elaboration and validation of a reader on childhood diarrhea prevention

Sabino, Leidiane Minervina Moraes de; Ferreira, Ádria Marcela Vieira; Joventino, Emanuella Silva; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Penha, Jardeliny Corrrêa da; Lima, Kamila Ferreira; Nascimento, Ludmila Alves do; Ximenes, Lorena Barbosa.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 31(3): 233-239, Mai.-Jun. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-949295
Resumo Objetivo Elaborar, validar e avaliar uma cartilha educativa para a promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil. Método Estudo metodológico, desenvolvido a partir da elaboração, validação e avaliação do material educativo por 30 juízes de conteúdo e três técnicos. Para validação, avaliou-se clareza da linguagem, pertinência prática e relevância teórica, calculando-se o Índice de Validade de Conteúdo para cada item; e aplicou-se o instrumento Suitability Assesment of Materials (SAM) para avaliação da cartilha. Resultados A cartilha teve como título "Você é capaz de prevenir a diarreia no seu filho!" e foi elaborada tendo como referencial a Teoria da Autoeficácia. Os juízes de conteúdo atribuíram Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global de 0,88 para clareza da linguagem, 0,91 para pertinência prática e 0,92 para relevância teórica; e os juízes técnicos atribuíram IVC de 0,96, 1,00 e 1,00 para os mesmos itens avaliados, respectivamente. A avaliação dos juízes de conteúdo e técnicos a partir do SAM classificou o material como "superior", com média de 88,7% e 90,1%, respectivamente. Conclusão A cartilha apresenta conteúdo e aparência adequados para a promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil.
Biblioteca responsável: BR1.2