Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito de uma intervenção educativa na gravidez: ensaio clínico randomizado em cluster / Efecto de una intervención educativa en el embarazo: ensayo clínico randomizado en clúster / Effect of an educational intervention on pregnancy: a cluster-randomized clinical trial

Oliveira, Sheyla Costa de; Fernandes, Ana Fátima Carvalho; Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de; Ximenes, Lorena Barbosa; Leal, Luciana Pedrosa; Cavalcanti, Ana Marcia Tenório Souza; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 31(3): 291-298, Mai.-Jun. 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-949296
Resumo Objetivo Avaliar os efeitos de uma intervenção educativa no conhecimento, na atitude e na prática das gestantes sobre o uso dos alimentos regionais. Métodos Ensaio clínico controlado randomizado em cluster, unicego, com dois grupos paralelos. O estudo foi realizado no período de janeiro a setembro de 2013. Alocação randômica dos conglomerados foi definida pelo processo de alocação aleatória simples. Na ocasião foi utilizado um sorteio entre os conglomerados/cluster e depois foi realizada uma alocação aleatória para escolha das USs. Desta maneira, o conglomerado A fez parte do GI e o conglomerado B do GC. Participaram 91 gestantes no GI (cartilha educativa) e 94 gestantes no GC (consulta pré-natal de risco habitual). Resultados O efeito da cartilha educativa no grupo de intervenção apresentou significância estatística (p<0,001) no sétimo e trigésimo dia pós-intervenção, quando comparados com o grupo controle e aumento da prevalência com adequabilidade do conhecimento, atitude e prática quanto ao uso dos alimentos regionais. Conclusão A cartilha educativa foi uma intervenção eficaz para melhorar o conhecimento, atitude e prática das gestantes quanto ao uso dos alimentos regionais. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) RBR 7mhyzt.
Biblioteca responsável: BR21.1