Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O pensamento complexo e suas repercussões na gestão em enfermagem e saúde / El pensamiento complejo y sus repercusiones en la gestión en enfermería y salud / Complex Thinking and its Impact on Nursing and Health Management

Copelli, Fernanda Hannah da Silva; Oliveira, Roberta Juliane Tono de; Oliveira, Claudia Manuela Siqueira de; Meirelles, Betina Hörner Schlindwein; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de; Magalhães, Aline Lima Pestana.
Aquichan ; 16(4): 501-512, oct.-dic. 2016. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-949987
RESUMO

Objetivo:

evidenciar o conhecimento científico sobre a teoria da complexidade nas publicações científicas sobre gestão em enfermagem e saúde.

Método:

trata-se de uma revisão integrativa que foi realizada em maio de 2014, nas bases de dados LILACS, BDENF e PubMed por meio da combinação das seguintes palavras-chave teoria da complexidade, pensamento complexo, Edgar Morin, enfermeiros, enfermagem, organização, administração, gestão e gerência.

Resultados:

foram incluídos dez artigos. Interpretação evidenciou-se o crescimento da produção científica sobre o pensamento complexo na gestão de enfermagem e saúde. Todos eram artigos originais; sete de abordagem qualitativa. Construíram-se duas categorias temáticas "Pensamento complexo que sustenta as práticas da gerência do cuidado" e "Administração complexa na perspectiva das organizações de enfermagem e saúde".

Conclusões:

o pensamento complexo é um paradigma relacionado a integralidade, muldisciplinaridade, atenção às redes de apoio e articulação dos saberes. Foi empregado como modelo de gestão em organizações vivas e imprevisíveis para promover a organização dos sistemas complexos adaptativos. Este estudo contribui com a aproximação do referencial da complexidade com os conceitos de gestão em enfermagem e saúde, conferindo maior visibilidade para futuras publicações.
Biblioteca responsável: CO243.1