Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações de puérperas sobre o cuidado recebido no trabalho de parto e parto / The representations puerperal women have about the care they received during labor

Pinto Torres de Melo, Laura; Martins Pereira, Ana Maria; Paiva Rodrigues, Dafne; Lima da Costa Dantas, Sibele; de Araújo Ferreira, Ana Lídia; Carvalho Fontenele, Fernanda Maria; Thays dos Santos Alexandre, Francisca; de Melo Fialho, Ana Virginia.
Av. enferm ; 36(1): 22-30, jan.-abr. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-950670
Resumo

Objetivo:

descrever as representações sociais de puérperas sobre o cuidado recebido durante o trabalho de parto e parto.

Metodologia:

trata-se de um estudo descritivo baseado na Teoria do Núcleo Central, desenvolvido com 119 puérperas em uma maternidade pública localizada no Brasil, na cidade de Fortaleza, Ceará. Os dados foram coletados por meio do Teste de Associação Livre de Palavras, que continha como estímulos indutores trabalho de parto, parto, cuidado no trabalho de parto e parto, sendo transcritos e analisados pelo software Evoc.

Resultados:

a partir da análise estrutural, os vocábulos dor, felicidade e orientação apresentaram maior frequência como elemento central dos respectivos termos indutores.

Conclusão:

por meio dos resultados obtidos, é possível afirmar que o momento do trabalho de parto e do parto é crucial para que o enfermeiro planeje e execute uma adequada assistência durante o processo de parturição a fim de reduzir o impacto das representações negativas em relação a esse processo.
Biblioteca responsável: CO136.1