Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Presenteismo, fatores de risco e repercussões na saúde do trabalhador de enfermagem / Presenteeism: factors of risk and repercussions on the health of nursing workers

Castelo Branco de Oliveira, Ana Lívia; Ribeiro da Costa, Girlene; Astrês Fernandes, Márcia; Teles de Oliveira Gouveia, Márcia; Santiago Rocha, Silvana.
Av. enferm ; 36(1): 79-87, jan.-abr. 2018. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-950676
Resumo Objetivo: contextualizar e refletir sobre o modelo dos sistemas de Betty Neuman na interface entre o presente-ísmo, os fatores estressores e a saúde do trabalhador de enfermagem. Síntese de conteúdo: trata-se de um estudo qualitativo, teórico-reflexivo, à luz do referencial de Betty Neuman. As reflexões foram embasadas em estudos publicados de 2009 a 2017, na literatura nacional e internacional. Conclusões: observou-se que o presenteísmo traz malefícios aos trabalhadores de enfermagem na esfera física, psíquica, sociocultural, desenvolvimentista e espiritual a partir de estressores favorecidos pelo ambiente de trabalho, como: carga horária excessiva, riscos físicos e ergonômicos. Logo, combater o presenteísmo depende da interação saudável entre o indivíduo e o meio em que vive e trabalha, e deve considerar aspectos de prevenção e promoção a partir da minimização de estímulos estressores.
Biblioteca responsável: CO136.1