Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

DECIDIX: encontro da pedagogia Paulo Freire com os serious games no campo da educação em saúde com adolescentes / DECIDIX: meeting of the Paulo Freire pedagogy with the serious games in the field of health education with adolescents

Monteiro, Rosana Juliet Silva; Oliveira, Marcela Paula Conceição de Andrade; Belian, Rosalie Barreto; Lima, Luciane Soares de; Santiago, Maria Eliete; Gontijo, Daniela Tavares.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 23(9): 2951-2962, set. 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-952768
Resumo A educação em saúde com adolescentes caracteriza-se como desafio cotidiano. Os "serious games" são ferramentas estratégicas e sua efetividade se relaciona à perspectiva pedagógica adotada. Considerando a educação em saúde como promotora de protagonismo e autonomia, a Pedagogia Paulo Freire constitui referencial teórico e metodológico relevante. Objetivo analisar as contribuições do "serious game" DECIDIX para ações educativas subsidiadas pelo referencial de Paulo Freire no campo da educação em saúde sexual e reprodutiva com adolescentes. Método Dados provenientes de pesquisa de validação do DECIDIX, realizada em duas etapas com adolescentes e profissionais de saúde e educação. Os dados foram coletados através de gravação das intervenções; grupo focal; entrevista e observação (participante e não participante), codificados e categorizados qualitativamente. Abordagem teórica O DECIDIX e a análise da sua efetividade foi subsidiada pelo referencial de Paulo Freire. Resultados O DECIDIX é uma ferramenta que auxilia o(a) educador(a) no desenvolvimento de ações educativas baseadas no referencial freireano, intencionadas para a construção de relações horizontalizadas e dialógicas entre educadores e adolescentes, que promovam a reflexão crítica e contribuíam para experiências promotoras de autonomia.
Biblioteca responsável: BR1.1