Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Curso de atenção psicossocial em álcool e outras drogas: considerações acerca das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem / Course on psychosocial care related to alcohol and pther drugs: notes on active teaching-learning methodologies / Curso de atención psicosocial en alcohol y otras drogas: consideraciones acerca de las metodologías activas en el proceso de enseñanza-aprendizaje

Vasconcelos, Maria Paula Naves; Batista, Cássia Beatriz; Silva, Valéria Angelo de Carvalho; Vecchia, Marcelo Dalla; Lopes, Filippe de Mello.
Pesqui. prát. psicossociais ; 11(3): 702-715, dez. 2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-955332
Relatam-se aspectos da experiência desenvolvida junto de dois grupos de participantes do Curso de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas, do CRR-UFSJ. Os grupos são compostos por lideranças comunitárias, trabalhadores e agentes de São João del-Rei e região, aos quais foi oferecida instrumentalização e reflexão acerca da temática. Foram adotadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem como modo de operacionalizar a proposta da educação permanente, utilizando-se de aulas expositivo-dialogadas, técnicas de grupo, discussões, exibição de vídeos, indicação de leituras e atividades de campo a serem feitas no cenário de práticas. O relato diz respeito ao primeiro módulo do curso, composto por aula inaugural e três encontros com cada grupo, ocorridos de setembro a novembro de 2015. Foram observados relatos de mudanças de concepções e atuação no campo de álcool e outras drogas, bem como esforços de multiplicação, pelos cursistas, da aprendizagem.
Biblioteca responsável: BR378.1