Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pressão arterial, doenças cardiovasculares e hábitos de vida de idosos / Presión arterial, enfermedades cardiovasculares y hábitos de vida de ancianos / Blood pressure, heart diseases and lifestyles of elderly

Morais, Paula Cristina Araújo; Moreira, Rafaella Pessoa; Lima, Paula Alves de; Silva, Maria das Graças Fernandes; Ferreira, Jerry Deyvid Freires; Rouberte, Emília Soares Chaves.
Rev Rene (Online) ; 16(5): 722-730, Set.-Out. 2015. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-956334
Objetivos investigar valores da pressão arterial; identificar história de doenças cardiovasculares e hábitos de vida em idosos de um centro de referência da assistência social. Métodos estudo transversal, realizado com cinquenta idosos. Foi aplicado formulário contendo questões referentes a dados sociais, histórico de doenças e hábitos de vida. Em seguida, verificou-se a pressão arterial. Resultados averiguou-se que 73,3% dos idosos apresentaram alterações pressóricas. As alterações sistólicas foram identificadas em 73,3% e as diastólicas em 10%. As doenças cardiovasculares mais referidas foram hipertensão arterial (70,0%), diabetes mellitus (38,0%) e dislipidemias (32,0%). Os fatores de risco mais presentes foram o uso atual ou passado do tabaco, de forma ativa (68,0%), passiva (26,0%) e a inatividade física (48,0%). Conclusão identificaram-se pessoas com alteração da pressão arterial e seus fatores de risco. Tal situação poderá contribuir para o direcionamento do cuidado de enfermagem e atendimento das reais necessidades dessa população.
Biblioteca responsável: BR6.1