Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ações de gerência do cuidado na Estratégia Saúde da Família / Acciones de gestión de la atención en la Estrategia de Salud Familiar / Care management actions in the Family Health Strategy

Fernandes, Marcelo Costa; Silva, Lucilane Maria Sales da; Silva, Maria Rocineide Ferreira da; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
Rev Rene (Online) ; 16(5): 664-671, Set.-Out. 2015.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-956337
Objetivo identificar, a partir dos discursos dos enfermeiros, as ações que viabilizam a gerência do cuidado na Estratégia Saúde da Família. Métodos estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 32 enfermeiros da atenção básica. Utilizou-se a entrevista semiestruturada como a técnica de coleta de dados. Recorreu-se ao processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo para organização dos dados. Resultados a partir das falas dos enfermeiros foi possível identificar as categorias Relação de complementaridade entre o cuidar e o gerenciar; Reunião com os Agentes Comunitários de Saúde uma estratégia de gerência do cuidado no trabalho do enfermeiro; Atividades de educação em saúde como ação da gerência do cuidado e Sistema de informação em saúde como ferramenta essencial para a gerência do cuidado. Conclusão foi possível identificar que os enfermeiros compreenderam a importância da articulação e complementaridade entre as atividades do processo de trabalho cuidar e gerenciar.
Biblioteca responsável: BR6.1