Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto dos tipos de incontinência urinária na qualidade de vida de mulheres / Impacto de los tipos de incontinencia urinaria en la calidad de vida de mujeres / Impact of urinary incontinence types on women's quality of life

Saboia, Dayana Maia; Firmiano, Mariana Luisa Veras; Bezerra, Karine de Castro; Vasconcelos Neto, José Ananias; Oriá, Mônica Oliveira Batista; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 51: e03266, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-956620
RESUMO Objetivo Identificar o tipo de incontinência urinária mais frequente em mulheres assistidas em dois ambulatórios de uroginecologia e comparar a qualidade de vida geral e específica entre os diferentes tipos de incontinência, mensurada por meio de questionários validados. Método Estudo transversal, realizado no ambulatório de uroginecologia. A avaliação da qualidade de vida foi obtida através dos questionários Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36), International Consultation Incontinence Questionnaire Short-Form (ICIQ-SF), King's Health Questionnaire (KHQ) e Pelvic Organ Prolapse Incontinence Sexual Questionnaire (PISQ-12). Resultados Participaram do estudo 556 mulheres. Identificou-se a Incontinência Urinária Mista como a mais frequente (n=348/62,6%), seguida pela Incontinência Urinária de Esforço (n=173/31,1%) e de Urgência (n=35/6,3%). As mulheres com incontinência urinária mista apresentaram maior impacto na qualidade de vida geral (SF-36) e específica (KHQ e ICIQ-SF) quando comparadas às demais (p<0,05). Na avaliação da função sexual (PISQ-12), não houve diferença entre os grupos (p=0,28). Conclusão Todos os tipos de incontinência urinária interferem tanto na qualidade de vida geral como na específica, contudo as mulheres com incontinência urinária mista são as mais afetadas.
Biblioteca responsável: BR41.1