Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Entrevista motivacional no suporte social de cuidadores de pacientes com câncer de mama em quimioterapia / Entrevista motivacional en el soporte social de cuidadores de pacientes con cáncer de mama en quimioterapia / Motivational interviewing in the social support of caregivers of patients with breast cancer in chemotherapy

Mourão, Carla Monique Lopes; Fernandes, Ana Fátima Carvalho; Moreira, Deborah Pedrosa; Martins, Mariana Cavalcante.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 51: e03268, 2017. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-956673
RESUMO

Objetivo:

Avaliar os efeitos da entrevista motivacional para mudança de comportamento de suporte social junto a cuidadores de pacientes com câncer de mama em quimioterapia.

Método:

Estudo quase experimental, realizado com mulheres em quimioterapia para câncer de mama e com os cuidadores das respectivas mulheres entrevistadas. A intervenção foi a Entrevista Motivacional Breve, aplicada aos cuidadores indicados pelas pacientes em quatro sessões individuais, com intervalos semanais e duração de 30 minutos cada. O comportamento de suporte social foi avaliado pelas mulheres antes e depois da intervenção pela Escala de Suporte Social.

Resultados:

Participaram do estudo 18 mulheres e 18 cuidadores. O suporte social das mulheres se mostrou elevado tanto para a dimensão emocional quanto para a instrumental da Escala de Suporte Social, após intervenção utilizada com os cuidadores pela Entrevista Motivacional Breve. Os achados contribuem para a prática clínica de diversas categorias profissionais, na utilização de estratégias de intervenção de baixo custo para melhoria da qualidade de vida durante e após o tratamento de mulheres com câncer de mama.

Conclusão:

A intervenção utilizada promoveu de forma positiva a mudança comportamental, melhorando o suporte social prestado pelos cuidadores às pacientes com câncer de mama e em realização de quimioterapia.
Biblioteca responsável: BR41.1