Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias de mulheres frente à baixa resolutividade na atenção básica à saúde / Estrategias de mujeres frente a baja resolución en la atención básica de salud / Strategies of women before the low problem-solving capacity of primary health care

Barros, Andiara Rodrigues; Coelho, Edméia de Almeida Cardoso; Barradas, Amanda Calila Cunha; Luz, Rosália Teixeira; Carvalho, Maria de Fátima Alves Aguiar; Sobral, Priscylla Helena Alencar Falcão.
Rev. baiana enferm ; 32: e18319, 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-958112
Objetivo analisar as estratégias adotadas por mulheres frente à baixa resolutividade em área de cobertura da Estratégia Saúde da Família. Método estudo de abordagem qualitativa, tendo a integralidade como categoria analítica. Foram entrevistadas doze mulheres em idade reprodutiva e cadastradas em duas Unidades de Saúde da Família. O material empírico foi analisado pela técnica de análise de discurso. Resultados a busca por serviços de maior complexidade constitui a principal estratégia adotada por mulheres para atendimento de suas demandas na ausência de respostas da Atenção Básica. Incorporam essa rede como referência diante da falta de infraestrutura da rede básica para efetivar o seu papel e a Estratégia Saúde da Família passa a ser lugar de procura eventual. Conclusões diante da inoperância da Estratégia Saúde da Família, a rede especializada passa a ser primeira escolha das mulheres, numa inversão de papéis, que fortalece o modelo médico assistencial curativo, contraria as diretrizes do Sistema Único de Saúde e nega a integralidade.
Biblioteca responsável: BR342.1