Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estresse ocupacional em enfermeiros da pediatria: manifestações físicas e psicológicas / Estrés ocupacional en enfermeros de pediatría: manifestaciones físicas y psicológicas / Occupational stress in pediatric nurses: physical and psychological manifestations

Fabri, Janaína Mengal Gomes; Noronha, Isabele da Rosa; Oliveira, Elias Barbosa; Kestenberg, Celia Caldeira Fonseca; Harbache, Laila Maria Andrade; Noronha, Isabela da Rosa.
Rev. baiana enferm ; 32: e25070, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-958113
Objetivo verificar a presença de estresse ocupacional em enfermeiros da pediatria e analisar as manifestações físicas e psicológicas de estresse. Metodologia estudo quantitativo, descritivo, transversal realizado com 22 enfermeiros de unidades de internação pediátrica de um hospital público situado no município do Rio de Janeiro, Brasil. Para a caracterização da amostra, utilizou-se um instrumento estruturado; na verificação de estresse, o Inventário Sintomas de Stress (ISS-Lipp). Resultados a amostra foi composta, majoritariamente, pelo sexo feminino, com mais de um vínculo empregatício, trabalhando em regime de turnos e cumprindo carga horária acima de 40 horas semanais. Identificou-se a presença de estresse na amostra, sendo as fases de exaustão e resistência as mais prevalentes diante das manifestações psicológicas e físicas verificadas. Conclusão a amostra apresentou alto nível de estresse cujo adoecimento já se faz presente, considerando-se as manifestações presentes na fase de exaustão.
Biblioteca responsável: BR342.1