Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prostituição e saúde: representações sociais de enfermeiros/as da estratégia saúde da família / Prostitución y salud: representaciones sociales de enfermeros/as de la estrategia salud de la familia / Prostitution and health: social representations of nurses in the family health strategy

Belém, Jameson Moreira; Alves, Maria Juscinaide Henrique; Pereira, Emanuelly Vieira; Maia, Evanira Rodrigues; Quirino, Glauberto da Silva; Albuquerque, Grayce Alencar.
Rev. baiana enferm ; 32: e25086, 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-958116
Objetivo identificar representações sociais de enfermeiros/as sobre a relação entre prostituição, saúde e atuação da Estratégia Saúde da Família. Método estudo com abordagem qualitativa subsidiado pela Teoria das Representações Sociais, realizado com 12 enfermeiros/as da Estratégia Saúde da Família. A coleta de dados utilizou a Técnica de Associação Livre de Palavras e entrevista estruturada. Os dados foram organizados utilizando-se associação do conteúdo léxico e o Discurso do Sujeito Coletivo, apresentados em figura e quadros, analisados de forma descritiva e interpretativa. Resultados as representações sociais dos/as enfermeiros/as influenciam nas ações e condutas ofertadas à medida que se restringem à esfera sexual e reprodutiva em detrimento dos aspectos contextuais do cotidiano de vida, trabalho e saúde. Conclusão representações sociais de enfermeiros/as vinculam as práticas sexuais ao risco de aquisição de infecções sexualmente transmissíveis e ressente-se da articulação da promoção da saúde e do princípio da integralidade.
Biblioteca responsável: BR342.1