Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Programa de controle da hanseníase em capital hiperendêmica: uma avaliação operacional / Programa de control de la lepra en una capital hiperendémica: una evaluación operacional / Leprosy control program in a hyperendemic capital: an operational assessment

Goiabeira, Yara Naya Lopes de Andrade; Rolim, Isaura Letícia Tavares Palmeira; Aquino, Dorlene Maria Cardoso de; Santos, Leonardo Hunaldo dos; Lima, Alice Bianca Santana; Soeiro, Vanessa Moreira da Silva.
Rev. baiana enferm ; 32: e25144, 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-958117
Objetivo avaliar o Programa de Controle da Hanseníase em capital hiperendêmica no Brasil. Método pesquisa de avaliação, realizada em todas as instituições de saúde que operacionalizavam o programa de controle da hanseníase no município de São Luís, Maranhão, Brasil, abrangendo todos os casos novos e contatos de casos de hanseníase notificados no ano de 2012. Resultados o programa foi classificado como "Bom" quanto às taxas de abandono (3,4%) e quanto ao grau de incapacidade física no diagnóstico (94,6%). Os indicadores proporção de alta por cura (42,5%) e proporção de contatos examinados (29,1%) foram classificados como "Precários". O indicador proporção de casos curados no ano com grau de incapacidade física avaliado na alta foi classificado como "Regular" (82,5%). Conclusão o Programa de Controle da Hanseníase no município não vem atuando de maneira efetiva e resolutiva, sugerindo uma deficiência na qualidade do acompanhamento dos casos até a completude do tratamento.
Biblioteca responsável: BR342.1