Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pedagogical Preparation for Physicians and their Performance in the Medical Course / Preparação Pedagógica para Médicos e Sua Atuação no Curso de Medicina

Oliveira, Teógenes de; Medeiros, Renata Lívia Silva Fonseca Moreira de; Pires, Marina Pereira Brocos; Pinto, Maria Jamily de Macêdo.
Rev. bras. educ. méd ; 42(3): 171-177, July-Sept. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, RHS | ID: biblio-958609
RESUMO A formação de um perfil médico resolutivo das principais necessidades de saúde da população é um desafio para as escolas médicas contemporâneas. Nesse processo, o docente médico destaca-se, visto que a prática docente na formação médica se baseia na reprodução de modelos considerados válidos, aprendidos anteriormente, e na experiência prática. Questiona-se, então, a aptidão pedagógica do médico ao exercício docente, uma vez que a relação professor-acadêmico se dá em esferas diferentes da relação médico-paciente, partindo da necessidade de entender quais caminhos os docentes buscam para adquirir habilidades específicas à docência. Objetivo Realizar uma revisão integrativa acerca da formação pedagógica dos médicos no contexto da docência. Métodos Revisão integrativa da literatura, não observacional, descritiva. Inicialmente, buscaram-se estudos nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), US National Library of Medicine e National Institutes of Health (PubMed) e na Cochrane Library com auxílio do operador booleano e dos seguintes descritores Health Human Resource Training; Faculty, Medical e Education, Medical, Continuing. Os critérios de inclusão foram artigos gratuitos, completos, publicados entre 2012 e 2016, em português, espanhol e inglês. Resultados Nas quatro bases de dados, encontraram-se 24 artigos relacionados ao tema da pesquisa. Após leitura exaustiva dos artigos encontrados, apenas cinco convergiam e respondiam à questão norteadora levantada na reflexão inicial. As estratégias e metodologias de ensino e a avaliação dos processos de supervisão clínica na construção do saber técnico dos estudantes aparecem como tópicos importantes no aprender e exercer a docência. Além disso, emerge, nessas discussões, a necessidade de programas de educação continuada na formação docente, bem como a construção de instrumentos avaliativos dos professores, tutores e preceptores. Conclusões Nesse modo, ressalta-se o aprimoramento contínuo na formação pedagógica dos docentes e no desenvolvimento de programas de educação permanente e o aprimoramento do corpo docente pela escola.
Biblioteca responsável: BR1.1