Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impaired comfort in children and adolescents with cancer / Conforto perjudicado en niños y adolescentes con cáncer / Conforto prejudicado em crianças e adolescentes com câncer

Leandro, Tânia Alteniza; Silva, Viviane Martins da; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Guedes, Nirla Gomes; Nunes, Marília Mendes; Sousa, Tamires Mesquita de; Araújo, Marília Viana.
Rev. bras. enferm ; 71(3): 934-941, May-June 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-958646
RESUMO

Objetivo:

Verificar a força da associação entre os indicadores clínicos de Conforto prejudicado e o setor de avaliação no hospital, a faixa etária e o sexo de pacientes com câncer.

Método:

Estudo transversal, realizado em um hospital pediátrico, com 192 crianças e adolescentes. Para a coleta, utilizou-se um instrumento desenvolvido para o estudo.

Resultados:

A maior parte da amostra era do sexo masculino, com idade mediana de 11 anos. Choro, Relato de falta de satisfação com a situação, Relato de sentir frio e Relato de sentir-se desconfortável foram os indicadores mais evidenciados entre os pacientes internados. Choro e Medo estiveram mais prevalentes nas crianças em comparação aos adolescentes, sendo que os meninos foram os que mais verbalizaram o Relato de falta de sentir-se à vontade com a situação.

Conclusão:

O estudo possibilitou verificar a força de associação dos indicadores de Conforto prejudicado manifestados por crianças e adolescentes com câncer.
Biblioteca responsável: BR1.1