Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effectiveness of an educational intervention on knowledge-attitude-practice of older adults' caregivers / Eficacia de la intervención educacional en el conocimiento-actitud-práctica de cuidadores de adultos mayores / Efetividade da intervenção educativa no conhecimento-atitude-prática de cuidadores de idosos

Moreira, Andréa Carvalho Araújo; Silva, Maria Josefina da; Darder, Juan José Tirado; Coutinho, Janaína Fonseca Victor; Vasconcelos, Maristela Inês Osawa; Marques, Marília Braga.
Rev. bras. enferm ; 71(3): 1055-1062, May-June 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-958651
RESUMO

Objetivo:

Comparar conhecimento, atitude e prática de cuidadores de idosos nos domínios da relação de ajuda cuidador-idoso, alimentação, banho e higiene, mobilidade e transferência, antes e após uma intervenção educativa.

Método:

Estudo quase-experimental, realizado com 82 cuidadores, sendo que 34 participaram da intervenção. Foram realizadas entrevistas por meio do inquérito avaliativo de conhecimento, atitude e prática do cuidado ao idoso

Resultados:

A intervenção educativa promoveu melhoria do conhecimento, da atitude e prática, com significância estatística da atitude (p<0,020) e prática (p<0,001), na relação de ajuda cuidador-idoso no domicílio; conhecimento (p<0,001) e prática (p<0,003), na alimentação do idoso; conhecimento (p<0,001) e prática (p<0,001), no banho e higiene; e conhecimento (p<0,001), atitude (p<0,001) e prática (p<0,001), na mobilização e transferência. Quando analisados separadamente os 34 cuidadores que iniciaram e concluíram o estudo, houve melhoria da atitude na maioria dos domínios.

Conclusão:

a intervenção educativa é uma estratégia possível e efetiva para o cuidador de idosos.
Biblioteca responsável: BR21.1