Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The process of dying/death: intervening conditions to the nursing care management / Proceso de muerte/morir: condiciones intervinientes para el manejo del cuidado de enfermería / Processo de morte/morrer: condições intervenientes para o gerenciamento do cuidado de enfermagem

Prado, Roberta Teixeira; Leite, Josete Luzia; Silva, Ítalo Rodolfo; Silva, Laura Johanson da; Castro, Edna Aparecida Barbosa de.
Rev. bras. enferm ; 71(4): 2005-2013, Jul.-Aug. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-958659
RESUMO

Objetivo:

Desvelar os fatores que influenciam o gerenciamento do cuidado de enfermagem diante da morte e do morrer de adultos hospitalizados em unidades de internação médico-cirúrgicas

Método:

Adotou-se a Grounded Theory, com o aporte teórico do Pensamento Complexo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, no período de maio de 2015 a janeiro de 2016, com três grupos amostrais, totalizando 41 participantes enfermeiros, técnicos de enfermagem e membros da equipe multidisciplinar. A análise dos dados seguiu as etapas de codificação aberta, axial e seletiva.

Resultados:

A categoria "Apontando interfaces do gerenciamento do cuidado aos pacientes em processo de morte/morrer e às suas famílias" e suas respectivas subcategorias apresentam as complexas inter-ações estabelecidas pelo enfermeiro frente o gerenciamento do cuidado de enfermagem. Considerações finais Condições de âmbito subjetivo, educacional, sociocultural e institucional influenciam as interações do enfermeiro, gerando ordem/desordem no gerenciamento do cuidado.
Biblioteca responsável: BR1.1