Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cross-mapping of results and Nursing Interventions: contribution to the practice / Mapeo cruzado de resultados e intervenciones de enfermería: contribución a la práctica / Mapeamento cruzado de resultados e intervenções de enfermagem: contribuição para a prática

Morais, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos; Nóbrega, Maria Miriam Lima da; Carvalho, Emilia Campos de.
Rev. bras. enferm ; 71(4): 1883-1890, Jul.-Aug. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-958678
RESUMO

Objetivo:

Avaliar, por meio do mapeamento cruzado, a correspondência dos resultados esperados e prescrições redigidas por enfermeiros entre os contidos nas Classificações das Intervenções e de Resultados de enfermagem, para o diagnóstico "Perfusão tissular periférica ineficaz".

Método:

Estudo do tipo descritivo, com a utilização do estudo de caso e do mapeamento. Foi realizada a validação de conteúdo do estudo de caso, com índice de 93,75%. No mapeamento dos enunciados dos fenômenos de enfermagem, redigidos pelos participantes com os sistemas de linguagens padronizadas, obteve-se um índice de concordância de 100% e 90%.

Resultados:

Foram analisados 3 enunciados de resultados esperados e 19 cuidados prescritos. Destes, quatro apresentaram correspondências com a classificação de resultados e igual número com a classificação das intervenções.

Conclusão:

O mapeamento possibilitou a correspondência dos termos adotados pelos enfermeiros com os sistemas de linguagens padronizadas e se mostrou um material didático para verificar a pertinência da tomada de decisão.
Biblioteca responsável: BR1.1