Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Out-of-pocket payments in hospital bills: a challenge to management / Glosas en cuentas hospitalarias: un desafío a la gestión / Glosas em contas hospitalares: um desafio à gestão

Rodrigues, July Anne Rossi Michelin; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm; Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço.
Rev. bras. enferm ; 71(5): 2511-2518, Sep.-Oct. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-958695
RESUMO

Objetivo:

Analisar glosas efetuadas por operadora de plano de saúde em contas hospitalares.

Método:

Pesquisa descritiva transversal, com abordagem quantitativa. As informações foram obtidas no banco de dados de uma operadora de plano de saúde do norte do Paraná e categorizadas em glosas administrativas e técnicas. Foram analisados relatórios referentes às glosas efetuadas em oito hospitais da rede credenciada da operadora, no período de 2013 a 2015.

Resultados:

Os dados analisados totalizaram 36 mil itens glosados. Os maiores índices de glosa ocorreram no hospital 1 (67,6%); serviço de pronto-socorro (50,1%); tempo de internação, ≤ 1 dia (70,8%) e materiais médico-hospitalares (59,2%). O ano de 2013 apresentou maior índice de glosas administrativas (54,51%) e técnicas (48,05%).

Conclusão:

Concluiu-se que as glosas são indicadores para as instituições verificarem os pontos críticos a serem melhorados e que é preciso atenção dos gestores para trabalhar aspectos causadores das glosas, como forma de prevenção de prejuízos maiores.
Biblioteca responsável: BR1.1