Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sexual function of undergraduate women: a comparative study between Brazil and Italy / La función sexual de universitarias: estudio comparativo entre Brasil e Italia / Função sexual de universitárias: estudo comparativo entre Brasil e Itália

Bezerra, Karine de Castro; Feitoza, Sabrine Rodrigues; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira; Karbage, Sara Arcanjo Lino; Saboia, Dayana Maia; Oriá, Mônica Oliveira Batista.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.3): 1428-1434, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-958746
RESUMO

Objetivo:

avaliar a função sexual de acadêmicas de enfermagem italianas e brasileiras utilizando o Female Sexual Function Index (FSFI), estimar a prevalência das disfunções sexuais e os fatores relacionados.

Método:

estudo transversal, o qual participaram 212 universitárias, sendo 84 brasileiras e 128 italianas. Para a avaliação da função sexual, empregou-se o questionário Female Sexual Function Index (FSFI).

Resultados:

As italianas apresentaram índice de disfunção sexual significativamente superior (n=78/60,9%) do que as brasileiras (n=32/38,1%) (p=0,00). Apenas os domínios "desejo" e "excitação" não apresentaram diferença entre os grupos. As mulheres mais jovens, solteiras e sem relacionamento estável apresentaram índice de disfunção sexual maior (p<0,05).

Conclusão:

o elevado índice de disfunção sexual em um público tão jovem sugere a necessidade da realização de mais investigações que incrementem o conhecimento sobre a influência dos fatores psicossociais e relacionais na função sexual feminina, direcionando o cuidado para a promoção da saúde sexual e reprodutiva.
Biblioteca responsável: BR1.1