Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pain in the immediate puerperium: nursing care contribution / El dolor en el puerperio inmediato: contribución del cuidado de enfermeira / A dor no puerpério imediato: contribuição do cuidado de enfermagem

Figueiredo, Juliana Vieira; Fialho, Ana Virgínia de Melo; Mendonça, Glícia Mesquita Martiniano; Rodrigues, Dafne Paiva; Silva, Lúcia de Fátima da.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.3): 1343-1350, 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-958751
RESUMO

Objetivo:

analisar a contribuição do cuidado clínico de enfermagem à puérpera com dor no pós-parto imediato, fundamentado na teoria do conforto de Kolcaba.

Método:

estudo qualitativo, pelo método de pesquisa-cuidado. Participaram três enfermeiras que prestam cuidados à mulher em puerpério imediato, como pesquisadoras-cuidadoras e 30 puérperas, no pós-parto imediato, internadas em uma maternidade pública. Utilizou-se entrevista semiestruturada para coleta de dados, dos quais procedeu-se a análise temática de conteúdo.

Resultados:

observou-se a realização de um cuidado de enfermagem com influências do modelo biomédico, porém, que expressa preocupação ao ser cuidado, oferece administração de medicações, orientações e medidas não farmacológicas para o alívio da dor. Considerações finais o cuidado de enfermagem fundamentado na teoria do conforto contribuiu para alívio da dor no puerpério imediato.
Biblioteca responsável: BR1.1