Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educational technologies and practices for prevention of vertical HIV transmission / Tecnologías y prácticas educativas para la prevención de la transmisión vertical del SIDA / Tecnologias e práticas educativas para prevenção da transmissão vertical do HIV

Lima, Ana Carolina Maria Araújo Chagas Costa; Bezerra, Karine de Castro; Sousa, Deise Maria do Nascimento; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira; Coutinho, Janaína Fonseca Victor; Oriá, Mônica Oliveira Batista.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.4): 1759-1767, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-958782
RESUMO

Objetivo:

avaliar as evidências disponíveis sobre as tecnologias e práticas educativas para prevenção da transmissão vertical do HIV.

Método:

revisão integrativa, nas bases LILACS, PubMed, Scopus, BDENF, entre abril e maio de 2016, com os descritores "Infectious Disease Transmission, Vertical", "HIV", "Health Education" e "Technology".

Resultados:

encontram-se 16 artigos publicados entre 2000 e 2014, a maioria brasileiro e africano, transversal e com baixo nível de evidência. Os estudos abordaram a utilização de tecnologias duras, por meio de vídeo, rádio e uso de telefone, e leves, enfatizando, sobretudo o aconselhamento.

Conclusão:

Os estudos reconhecem a importância das atividades educativas como ferramenta para promoção da saúde no contexto da transmissão vertical do HIV, apesar de relatar a necessidade de capacitação constante dos profissionais e urgência na renovação dos conceitos e práticas educativas. Destarte, recomenda-se a ampliação e consolidação do aconselhamento em saúde e destaca-se o papel do enfermeiro como importante ator desse cenário.
Biblioteca responsável: BR1.1