Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Trabalho e saúde dos comissários de bordo: uma revisão / Work and health of flight attendants: a review

Vidotti, Heloisa Giangrossi Machado; Sticca, Marina Greghi; Silva, Talita Naiara Rossi da; Menegon, Nilton Luiz.
Rev. bras. saúde ocup ; 41: e9, 2016. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-959276
Resumo

Introdução:

com o aumento do número de voos e passageiros, as tarefas atribuídas aos comissários de bordo tornam-se mais complexas, podendo gerar sobrecarga e prejuízo à saúde e ao desempenho desses trabalhadores.

Objetivos:

identificar e sistematizar os artigos publicados em periódicos científicos, sobre o impacto de fatores físicos, ambientais e organizacionais do trabalho dos comissários de bordo na saúde desses trabalhadores.

Método:

revisão sistemática da literatura, em português e inglês, utilizando as palavras-chave "aeronave", "cabine", "transporte aéreo", "comissário de bordo" e "trabalho", nas bases de dados ScienceDirect, PubMed, Scopus, ProQuest e SciELO, considerando o período de 1983 a 2013.

Resultados:

65 artigos atenderam aos critérios de inclusão. Verificou-se um predomínio de trabalhos com foco em fatores físicos e/ou relacionados à saúde/doença e em fatores relacionados à satisfação no trabalho e poucos estudos abordando a organização do trabalho.

Conclusão:

os estudos encontrados analisaram os fatores presentes nas situações de trabalho de comissários de bordo de forma isolada. Não foram encontrados estudos que adotassem uma metodologia de análise das situações de trabalho que possibilitasse estabelecer inter-relações entre os fatores determinantes da carga de trabalho desses trabalhadores e os impactos para sua saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1