Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Rede de atenção e condições sanitárias das unidades de saúde da família: há alguma relação? / The care network and sanitary conditions of family health units: is there any relationship? / Red de atención y condiciones sanitarias de las unidades de salud de la familia: ¿hay alguna relación?

Barreto, Leidiane Andrade; Souza, Mariluce Karla Bomfim de; Silva, Elaine Andrade Leal.
Rev. enferm. UERJ ; 24(6): e17440, nov.-dez. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-960687

Objetivo:

discutir as concepções e modos/estratégias de operacionalização da rede de atenção à saúde, bem como as condições sanitárias de USF.

Método:

estudo qualitativo realizado em 2014, com 30 entrevistas a gestores, trabalhadores e usuários de oito unidades de saúde da família (USF) de um município do nordeste brasileiro. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número CAAE 24516113.1.0000.5030.

Resultados:

os dados apontaram a fragilidade na articulação entre os pontos de atenção, caracterizando a fragmentação do sistema de saúde. As condições sanitárias das unidades revelam faltam instrumentos, equipamentos, profissionais e estrutura ideal para atender as necessidades de saúde da população, o que compromete a resolutividade nestes serviços, bem como altera os fluxos e sobrecarrega a atenção secundária e terciária.

Conclusão:

considerando que a atenção primária à saúde representa a base, a resolutividade e o centro de comunicação da rede, as condições sanitárias adequadas das USF devem ser garantidas pelos gestores.
Biblioteca responsável: BR1366.1