Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil dos portadores de hanseníase de um centro de referência de um estado brasileiro / Profile of leprosy patients at a reference center in a Brazilian state / Perfil de los portadores de lepra de un centro de referencia de un estado brasileño

Moura, Ana Débora Assis; Albuquerque, Eliane Regina de Oliveira; Chaves, Emilia Soares; Souza, Adriano Rodrigues de; Lima, Guldemar Gomes de; Chaves, Cristanne Soares.
Rev. enferm. UERJ ; 24(6): e9625, nov.-dez. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-960700

Objetivo:

traçar o perfil dos portadores de hanseníase de um Centro de Referência em Dermatologia.

Métodos:

pesquisa descritiva, com 469 prontuários de portadores, em Fortaleza, Ceará, Brasil. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisade (n°68/2011).

Resultados:

a hanseníase atingiu mais homens que mulheres; a forma clínica predominante foi a Dimorfa; a faixa etária de maior incidência foi entre 37 e 53 anos; prevaleceram os pacientes sem ensino fundamental; 63.8% tinham renda entre zero e dois salários mínimos; a maioria era constituída de aposentados; com relação ao grau de incapacidade física inicial, 66.7% apresentaram Grau 0; 21.5% Grau 1; e 11.8% Grau 2; para o grau de incapacidade física final, 62.7% apresentaram Grau 0; 9.8% Grau 1; 4.3% Grau 2.

Conclusão:

devem ser desenvolvidas ações para capacitação dos profissionais de saúde para diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento dos casos, bem como esclarecimento da população para prevenir o aparecimento de incapacidades.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1