Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Determinantes sociais da saúde e qualidade de vida de cuidadores de crianças com câncer / Determinantes sociales de la salud y calidad de vida de los cuidadores de niños con cáncer / Social determinants of health and quality of life of caregivers of children with cancer

Rocha, Rebeca Silveira; Pinheiro, Larissa Pereira; Oriá, Mônica Oliveira Batista; Ximenes, Lorena Barbosa; Pinheiro, Ana Karina Bezerra; Aquino, Priscila de Souza.
Rev. gaúch. enferm ; 37(3): e57954, 2016. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-960741
RESUMO Objetivo Associar os determinantes sociais de saúde e a qualidade de vida de cuidadores de crianças com câncer. Métodos Estudo transversal, realizado em centro pediátrico do câncer, em Fortaleza/CE, com 176 participantes, durante novembro e dezembro/2013. Utilizou-se questionário contendo determinantes sociais de saúde e World Health Quality of Life-Bref para a avaliação da qualidade de vida. Foram correlacionados os determinantes com as médias dos domínios da qualidade de vida, utilizando a análise de variância (ANOVA). Resultados Houve significância estatística na associação entre o domínio das relações sociais e a escolaridade (p=0,01792) e entre o domínio psicossocial e o sexo do cuidador (p=0,01901). Os cuidadores do sexo masculino, nível educacional alto, mais jovens, casados, do lar e procedentes do interior possuem melhor qualidade de vida. Conclusão O estudo permitiu a compreensão da influência dos determinantes sociais de saúde na qualidade de vida de cuidadores de crianças com câncer.
Biblioteca responsável: BR1.1