Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contribuição do cuidado transpessoal ao ser-cardiopata no pós-operatório de cirurgia cardíaca / Contribución del cuidado transpersonal al ser-cardiopata en el post operatorio de cirugía cardíaca / Contribution of transpersonal care to cardiac patients in the postoperative period of heart surgery

Rabelo, Ana Cleide Silva; Souza, Fabíola Vládia Feire Silva; Silva, Lúcia de Fátima da.
Rev. gaúch. enferm ; 38(4): e64743, 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-960786
Resumo OBJETIVO Conhecer a contribuição da teoria de Watson para o cuidado de enfermagem dirigido ao ser com cardiopatia no pós-operatório de cirurgia cardíaca.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, por meio do método de pesquisa-cuidado, realizado com dez pessoas que realizaram cirurgia cardíaca em um hospital especializado, de junho a agosto de 2013, no município de Fortaleza-CE. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, com base no processo Clinical Caritas. RESULTADOS Foram construídas quatro categorias temáticas Consciência de ser cuidado por outro ser, Sistema de crenças e subjetividade, Relação de ajuda-confiança e Expressão dos sentimentos. Compreendeu-se que a realização da cirurgia acarretou transformações na vida dos pesquisados-cuidados, as quais foram relacionadas ao processo de serem cuidados por outras pessoas. CONSIDERAÇÕES FINAIS Concluiu-se que, ao utilizar a teoria de Watson no cuidado ao ser com cardiopatia no pós-operatório, foi possível compreender a importância do cuidado transpessoal para expansão dos cuidados da enfermeira.
Biblioteca responsável: BR1.1