Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effectiveness of a nursing intervention in decreasing the anxiety levels of family members of patients undergoing cardiac surgery: a randomized clinical trial / Efetividade de intervenção de enfermagem nos níveis de ansiedade de familiares de pacientes submetidos a cirurgia cardíaca: ensaio clínico randomizado / Efectividad de intervención de la enfermería en los niveles de ansiedad de familiares de pacientes sometidos a cirugía cardíaca: ensayo clínico aleatorio

Hamester, Letícia; Souza, Emiliane Nogueira de; Cielo, Cibele; Moraes, Maria Antonieta; Pellanda, Lúcia Campos.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 24: e2729, 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-961007
RESUMO

Objetivo:

verificar a efetividade das orientações de enfermagem a familiares de pacientes em pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca, antes da primeira visita na sala de recuperação pós-anestésica, nos níveis de ansiedade, comparados com a orientação de rotina da unidade.

Métodos:

ensaio clínico randomizado, realizado com familiares abordados na sala de espera, antes da primeira visita no pós-operatório imediato. Familiares alocados no grupo intervenção receberam orientações audiovisuais sobre as condições em que o paciente se encontrava naquele momento, e o grupo controle recebeu as orientações de rotina da unidade. O desfecho ansiedade foi avaliado pelo inventário IDATE.

Resultados:

foram incluídos 210 sujeitos, 105 em cada grupo, com idade média de 46,4±14,5 anos, sendo 69% do sexo feminino e 41% filhos dos pacientes. Na avaliação da ansiedade, o escore médio para o grupo intervenção foi de 41,3±8,6 pontos e, para o grupo controle, 50,6±9,4 pontos (p<0,001).

Conclusão:

a intervenção de enfermagem voltada à orientação de familiares, no momento que antecede a primeira visita no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca, contribui para possível redução da ansiedade dos acompanhantes, contribuindo para que se sintam mais preparados para esse momento. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) e The Universal Trial Number (UTN), sob o número U1111-1145-6172.
Biblioteca responsável: BR21.1