Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Differences in foot self-care and lifestyle between men and women with diabetes mellitus / Diferenças entre mulheres e homens diabéticos no autocuidado com os pés e estilo de vida / Diferencias entre mujeres y hombres diabéticos en el autocuidado de los pies y estilo de vida

Rossaneis, Mariana Angela; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Mathias, Thaís Aidar de Freitas; Marcon, Sonia Silva.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 24: e2761, 2016. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-961014
RESUMO

Objetivo:

investigar as diferenças no autocuidado com os pés e no estilo de vida entre mulheres e homens diabéticos.

Método:

estudo transversal realizado com uma amostra de 1.515 diabéticos com 40 anos ou mais. Foram utilizados modelos de regressão de Poisson para identificar diferenças entre os sexos na prevalência de déficit de autocuidado com os pés e no estilo de vida, ajustando-se por características socioeconômicas, clínicas, tabagismo e alcoolismo.

Resultados:

a prevalência de déficit de autocuidado com os pés, caracterizada por baixa frequência de secagem dos espaços interdigitais; da não avaliação periódica dos pés; do hábito de andar descalço; de higiene insatisfatória e corte inadequado de unhas foi significativamente maior entre os homens. Contudo, eles apresentaram menor prevalência na prática de escaldar os pés e no uso de calçados inadequados em comparação às mulheres. Em relação ao estilo de vida, os homens também apresentaram comportamentos menos saudáveis pois tem significativamente menor controle alimentar e não realizam os exames laboratoriais referentes ao perfil lipídico na frequência recomendada.

Conclusão:

considerar as diferenças de gênero no autocuidado com os pés e no estilo de vida permite à equipe de enfermagem direcionar atividades educacionais e intervenções nos fatores de risco à ulceração dos pés.
Biblioteca responsável: BR21.1