Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing practices in the primary health care context: a scoping review / Práticas do enfermeiro no contexto da atenção básica: scoping review / Prácticas del enfermero en el contexto de la atención básica: scoping review

Barbiani, Rosangela; Nora, Carlise Rigon Dalla; Schaefer, Rafaela.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 24: e2721, 2016. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-961025
RESUMO

Objetivo:

identificar e categorizar as práticas exercidas pelos enfermeiros junto às Unidades Básicas e às Equipes de Saúde da Família, à luz das atribuições previstas pelos marcos legais e programáticos da profissão e do Sistema Único de Saúde.

Método:

realizou-se uma revisão da literatura com o método scoping review, nas bases LILACS, IBECS, BDENF, CINAHL e MEDLINE, e nas bibliotecas Cochrane e SciELO. Incluíram-se artigos de pesquisa original, produzidos com enfermeiros, sobre as práticas de enfermagem no contexto dos cuidados de saúde primários.

Resultados:

a revisão abrangeu trinta estudos publicados entre 2005 e 2014. Da análise, resultaram três categorias práticas no serviço, práticas na comunidade e práticas de gestão e formação.

Conclusão:

os desafios dos enfermeiros são complexos, posto que o cuidado deve estar centrado nas necessidades de saúde da população, o que remete à ação para outros níveis de responsabilidade clínica e sanitária. A enfermagem brasileira mostra importantes avanços desde a implantação das políticas de reorganização do trabalho. Necessita, entretanto, avançar no que se refere ao deslocamento dos processos de trabalho, focados em procedimentos individuais, para um processo mais voltado aos usuários, onde a clínica ampliada seja o imperativo ético-político da organização dos serviços e da intervenção profissional.
Biblioteca responsável: BR21.1