Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparative study of representations of professional autonomy produced by first and last-period undergraduate nursing students / Estudo comparativo sobre representações da autonomia profissional elaboradas por estudantes de enfermagem iniciantes e concluintes / Estudio comparativo sobre las representaciones de la autonomía profesional elaboradas por estudiantes iniciantes y concluyentes del curso de enfermería

Santos, Érick Igor dos; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Marques, Sergio Corrêa; Ramos, Raquel de Souza; Silva, Aline Cerqueira Santos Santana da; Oliveira, Francimar Tinoco de.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 25: e2927, 2017. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-961071
RESUMO

Objetivo:

comparar as representações sociais da autonomia profissional do enfermeiro, elaboradas por estudantes de graduação em enfermagem do primeiro e do último período.

Método:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório, delineado a partir das representações sociais em abordagem estrutural pela Teoria do Núcleo Central, realizado com 171 estudantes de três universidades públicas federais, mediante técnica de evocações livres, com o termo indutor "autonomia profissional do enfermeiro". Os dados foram submetidos ao software EVOC 2005 e à análise de similitude.

Resultados:

o cuidado figurou o núcleo central da estrutura representacional identificada entre os estudantes do primeiro período. Já entre os do último, o conhecimento destacou-se enquanto qualidade de elemento nuclear. Comum a ambos os núcleos centrais, identificou-se o termo responsabilidade.

Conclusão:

no tocante à autonomia, conclui-se haver, durante o curso de graduação, processo de sobreposição do universo reificado sobre o consensual, no entanto, o encargo inerente à profissão se mantém transversal. Para os alunos do primeiro período a autonomia é ressignificada de forma prática e atitudinal, enquanto que, para os do último período, a aquisição do saber os incentiva a atribuir sentido à autonomia profissional, com representação cognitiva e atitudinal. Os dados podem subsidiar a condução de práticas de ensino inovadoras na graduação em enfermagem.
Biblioteca responsável: BR1.1