Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Telephone interventions in adherence to receiving the Pap test report: a randomized clinical trial / Intervenções por telefone na adesão ao recebimento do laudo colpocitológico: ensaio clínico randomizado / Intervenciones por teléfono en la adhesión al recibimiento del laudo Papanicolau: ensayo clínico aleatorio

Nicolau, Ana Izabel Oliveira; Lima, Thaís Marques; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira; Carvalho, Francisco Herlânio Costa; Aquino, Priscila de Souza; Pinheiro, Ana Karina Bezerra.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 25: e2948, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-961097
RESUMO

Objetivo:

testar a eficácia das intervenções comportamental e educativa, por telefone, para o comparecimento feminino à consulta para recebimento do laudo colpocitológico.

Método:

ensaio clínico randomizado, com amostra randomizada em três grupos telefonema-educativo (n=171), telefonema-lembrete (n=171) e comparação (n=169). Os critérios de inclusão consistiram em ser maior de idade, ter iniciado atividade sexual, realizar o exame preventivo durante o estudo e possuir telefone móvel ou fixo. Foi aplicado ao grupo educativo, por telefonema, roteiro embasado na entrevista motivacional e nas diretrizes brasileiras. Já o comportamental recebeu telefonema-lembrete da consulta. Ao grupo comparação, foi disponibilizado o cartão de agendamento de retorno.

Resultados:

as mulheres que receberam uma das intervenções apresentaram taxa de 7,3% de não retorno e aumento de 39% (RR IC95% 1,24-1,55) na proteção contra tal desfecho. Na análise individual das intervenções, provou-se que ambas são eficazes, pois o telefonema-lembrete evita em 40% (RR IC95% 1,25-1,57) o não comparecimento da mulher ao serviço e, o telefonema-educativo, em 37% (RR IC95% 1,22-1,54). As taxas de não retorno foram de 6,5 e 8,2%, respectivamente, contra 33,1% do grupo comparação.

Conclusão:

as intervenções testadas demonstraram maior eficácia no contexto educativo e comportamental, em relação ao atendimento habitual, por motivarem o recebimento do laudo colpocitológico. Registro de ensaio clínico RBR-w3vnc.
Biblioteca responsável: BR21.1