Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relationship between anxiety, depressive symptoms and compulsive overeating disorder in patients with cardiovascular diseases / Relação entre sintomatologia ansiosa, depressiva e compulsão alimentar em pacientes com doenças cardiovasculares / Relación entre sintomatología ansiosa, depresiva y compulsión alimenticia en pacientes con enfermedades cardiovasculares

Garcia, Géssica Damares; Pompeo, Daniele Alcalá; Eid, Letícia Palota; Cesarino, Cláudia Bernardi; Pinto, Maria Helena; Gonçalves, Laryssa Wilson Paiva.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 26: e3040, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-961187
RESUMO

Objetivos:

identificar a presença de compulsão alimentar em pacientes com doenças cardiovasculares e verificar sua relação com variáveis sociodemográficas e clínicas e presença de sintomas ansiosos e depressivos.

Método:

estudo correlacional, de corte transversal, com amostra constituída por 111 pacientes com doenças cardiovasculares. A presença de sintomas ansiosos e depressivos foi avaliada pelo instrumento hospital anxiety and depression scale e a compulsão alimentar foi avaliada por meio de um instrumento likert denominado Escala de compulsão alimentar periódica (binge eating scale).

Resultados:

houve predomínio de pacientes sem compulsão alimentar (n=91; 82%), seguida da presença de pacientes com compulsão alimentar moderada (n=15; 13,5%) e grave (n=5; 4,5%), sendo associada a níveis elevados de índice de massa corporal (p=0,010) e à presença de sintomas ansiosos (p=0,017).

Conclusão:

a compulsão alimentar esteve presente em 18% dos pacientes, estando associada ao índice de massa corporal e à ansiedade, sugerindo que os profissionais da saúde devem se atentar para a avaliação integral do paciente com doenças cardiovasculares. Importantes resultados emergiram deste estudo, ressaltando a necessidade da implementação de programas para melhorar a saúde mental e física dos pacientes em serviços de atenção tanto primária como especializada.
Biblioteca responsável: BR21.1