Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Matriz de riesgo para estimar brotes importados de sarampión o rubéola aplicada a Chile / Risk matrix for estimating imported outbreaks of measles or rubella in Chile / Matriz de risco para estimar surtos importados de sarampo ou rubéola aplicada ao Chile

Gallegos, Doris; Vergara, Natalia; Gatica, Luz; Castillo, Carlos; Basaldúa, Andrea; Guerrero, Rodrigo; Bravo-Alcántara, Pamela; del Aguila, Roberto; Loayza, Sergio.
Rev. panam. salud pública ; 41: e47, 2017. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-961625
RESUMO Objetivo Desenvolver uma matriz de risco para avaliar o risco contínuo de surtos de sarampo e rubéola associados com a importação de casos no Chile. Métodos As ferramentas de avaliação de riscos foram desenvolvidas nas seguintes etapas preparação e aprovação das variáveis biológicas, programáticas e demográficas, consideração das variáveis selecionadas por painel de especialistas, cálculo do índice de risco, especialização e transferência de conhecimento. Resultados Das 346 comunidades analisadas, 34% estavam dentro da faixa de alto risco de ter um surto de sarampo e rubéola com a introdução do vírus, 59% na faixa de risco intermediário e 3% na faixa de baixo risco. O percentual restante correspondeu a comunidades com dados insuficientes em pelo menos uma das 13 variáveis necessárias ao cálculo do índice de risco. Conclusão A utilização desta ferramenta permitirá às equipes subnacionais lançar mão de dados próprios para avaliar o risco de surtos e realizar medidas corretivas para responder rapidamente a qualquer importação de vírus na fase posterior à eliminação.
Biblioteca responsável: BR1.1