Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervening factors in the feeding of infants vertically-exposed to HIV: an integrative review / Factores que intervienen en la alimentación de lactantes expuestos a la transmisión vertical del VIH: una revisión integradora / Fatores intervenientes na alimentação de lactentes expostos à transmissão vertical do HIV: revisão integrativa

Bick, Marília Alessandra; Ribeiro, Polyana de Lima; Ferreira, Tamiris; de Mello Padoin, Stela Maris; de Paula, Cristiane Cardoso.
Rev. panam. salud pública ; 41: e114, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-961633
RESUMO Objetivo Avaliar a literatura científica existente quanto aos fatores que podem interferir na alimentação adequada de lactentes expostos à transmissão vertical do HIV. Métodos Estudo de revisão integrativa da literatura conduzido nas bases de dados LILACS, PubMed e Scopus em fevereiro de 2017. A busca foi norteada pela seguinte pergunta "Quais são os fatores intervenientes na alimentação de lactentes expostos à transmissão vertical do HIV?". Os estudos selecionados satisfizeram os critérios de inclusão, a saber artigos de pesquisa publicados em inglês, português ou espanhol. Foram excluídos os artigos sobre aleitamento materno exclusivo. Não foi necessário fazer um recorte temporal dos estudos. Resultados Os 32 estudos originais selecionados revelaram três tipos de fatores intervenientes individuais, como sentimentos e desejos, crenças e dificuldades práticas das mães; sociais, como nível socioeconômico, apoio social e estigma, e políticos, como estrutura e organização dos serviços de saúde, provisões, orientação de cuidados da saúde e conhecimento e atitudes dos profissionais da saúde. Conclusões Os fatores que interferem na alimentação dos lactentes expostos à transmissão vertical do HIV podem ocorrer independentes ou associados entre si. A fim de reduzir o risco de nutrição inadequada e doenças associadas, devem ser tomadas medidas para identificar e minimizar esses fatores, assegurando melhor qualidade de vida e redução da morbidade e mortalidade infantis.
Biblioteca responsável: BR1.1