Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Risk analysis for the reintroduction and transmission of measles in the post-elimination period in the Americas / Análisis del riesgo de reintroducción y transmisión del sarampión durante el período posterior a la eliminación en la Región de las Américas / Análise do risco de reintrodução e transmissão do sarampo no período pós-eliminação nas Américas

Lemos, Daniele Rocha Queiroz; Franco, Aidee Ramirez; Garcia, Márcio Henrique de Oliveira; Pastor, Desireé; Bravo-Alcântara, Pâmela; Moraes, José Cássio de; Domingues, Carla; Cavalcanti, Luciano Pamplona de Góes.
Rev. panam. salud pública ; 41: e157, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-961657
RESUMO Objetivo Elaborar e testar um modelo para analisar o risco de reintrodução e transmissão do vírus do sarampo ao nível municipal no período pós-eliminação nas Américas. Métodos Um estudo analítico-ecológico foi realizado com base nos dados da epidemia de sarampo ocorrida em 2013-2015 no nordeste do Brasil. As variáveis para análise foram selecionadas após extensa revisão da literatura científica sobre o risco de importação de casos de sarampo. Uma análise univariada considerando a presença ou a ausência de casos confirmados de sarampo em 184 municípios no Estado do Ceará foi conduzida para avaliar a associação entre a variável dependente e 23 variáveis independentes divididas em quatro grupos 1) características dos municípios, 2) indicadores de qualidade dos programas de vacinação e da vigilância epidemiológica, 3) estrutura organizacional para resposta em saúde pública e 4) indicadores de impacto selecionados. Um nível de significância de 5% foi definido. Todas as variáveis com P < 0,200 foram analisadas por regressão logística multivariada e, segundo os resultados, os municípios foram categorizados em quatro níveis de risco baixo, intermediário, alto e muito alto. Resultados A sensibilidade do modelo foi de 95% para concordância entre os municípios categorizados como "risco alto" e "risco muito alto" e os que registraram a ocorrência de epidemia entre 2013 e 2015 no Ceará. Dos 38 municípios onde ocorreu uma epidemia, 76% (29/38) apresentaram "risco alto" e "risco muito alto" de reintrodução e transmissão do vírus do sarampo e 146 municípios não notificaram casos (P < 0,0002). Conclusão Diante do risco iminente de reintrodução da circulação do vírus do sarampo no período pós-eliminação nas Américas, este modelo pode servir para identificar as áreas de maior risco de reintrodução e transmissão contínua do vírus do sarampo. Conhecer as áreas vulneráveis incentiva a adoção de procedimentos adequados de vigilância e monitoramento a fim de prevenir a transmissão sustentada.
Biblioteca responsável: BR1.1