Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Translation and cultural adaptation of the self-efficacy and their child's level of asthma control scale: Brazilian version / Traducción y adaptación cultural de la escala self-efficacy and their child's level of asthma control: versión brasileña / Tradução e adaptação cultural da escala self-efficacy and their child's level of asthma control: versão brasileira

Gomes, Ana Lúcia Araújo; Ximenes, Lorena Barbosa; Mendes, Elizamar Regina da Rocha; Teixeira, Olinda Costa Mota; Joventino, Emanuella Silva; Javorski, Marly.
Texto & contexto enferm ; 25(3): e2950015, 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-962846
RESUMO Objetivou-se traduzir e adaptar a escala Self-Efficacy and Their Child's Level Asthma Control para a realidade cultural do Brasil e avaliar a validade de conteúdo da versão em português. Estudo metodológico que seguiu as fases tradução inicial para língua portuguesa por dois tradutores independentes, síntese das traduções, tradução da síntese da escala de volta para o idioma de origem-inglês (back-translation), pré-teste da versão final com 30 pais/cuidadores e validação de conteúdo. Avaliação do pré-teste suscitou modificações para uma melhor compreensão pela população-alvo. A validade de conteúdo obtida através da análise da escala pelo comitê de especialistas foi considerada adequada (IVC>0,80). O tempo de aplicação da escala com cada participante variou entre 5 e 13 minutos. Recomenda-se a ampliação da aplicação da escala no Brasil com vistas a melhorar suas propriedades psicométricas e para que se tenham parâmetros para intervenções no controle e manejo da asma infantil.
Biblioteca responsável: BR17.1