Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social support networks for women in situations of violence by an intimate partner / Las redes sociales de apoyo a las mujeres en situacion de violencia por su companero intimo / As redes sociais de apoio às mulheres em situação de violência pelo parceiro íntimo

Netto, Leônidas de Albuquerque; Moura, Maria Aparecida Vasconcelos; Araujo, Carla Luzia França; Souza, Maria Helena do Nascimento; Silva, Giuliana Fernandes e.
Texto & contexto enferm ; 26(2): e07120015, 2017. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-962884
RESUMO

Objetivo:

analisar rede social e tipos de apoio às mulheres em situação de violência pelo parceiro íntimo.

Método:

pesquisa qualitativa e analítica, ancorada na Teoria de Rede Social de Sanicola. Os atores sociais foram 20 mulheres que vivenciaram violência pelo parceiro, entrevistadas em Centro Especializado de Atendimento no Rio de Janeiro, Brasil. Utilizou-se instrumento semiestruturado e individual. Para elaborar mapa da rede social solicitou-se às mulheres que auxiliassem o pesquisador na confecção do desenho representativo de suas relações com pessoas e instituições no contexto da violência. A abordagem teórica permitiu entendimento das dinâmicas relacionais sociais em que a mulher está inserida para enfrentamento da violência. Os depoimentos foram organizados pelo método de análise de conteúdo.

Resultados:

a rede social primária das mulheres foi composta por filhos, irmãos, genros, noras e amigos que prestaram apoio emocional e material. A rede secundária foi representada pelos serviços e apoio informativo obtidos no hospital, posto de saúde, centro especializado de atendimento e delegacia. As mulheres tiveram maior proximidade e vínculo forte com filhos, noras e genros; mantiveram distância dos pais e tiveram vínculos conflituosos na relação com o parceiro íntimo.

Conclusão:

vínculos descontínuos ou frágeis, na maior parte, foram identificados com elementos da rede primária; e os normais ou fortes, com a rede secundária. As mulheres estão distantes dos membros da rede primária e próximas da rede secundária, estabelecendo vínculos pelo acolhimento e atenção resolutiva. O mapa de rede social construído com as mulheres foi determinante para intervenção de apoio para autoestima.
Biblioteca responsável: BR17.1