Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Job rotation of Nursing professionals among the sectors of a hospital: a management tool in conflict resolution / Rotación de profesionales de Enfermería entre sectores de un hospital: instrumento de gestión en la resolución de conflictos / Rodízio de profissionais de Enfermagem entre setores de um hospital: ferramenta gerencial na resolução de conflitos

Pinhatti, Evelin Daiane Gabriel; Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira; Sardinha, Denise da Silva Scaneiro; Haddad, Maria do Carmo Lourenço.
Texto & contexto enferm ; 26(2): e1180015, 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-962902
RESUMO

Objetivo:

desvelar sentimentos e percepções de profissionais de enfermagem submetidos ao processo de rodízio entre setores de um hospital como ferramenta gerencial na resolução de conflitos.

Método:

estudo qualitativo, realizado com 22 profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem, utilizando-se grupo focal e análise de conteúdo, com base no referencial teórico do Interacionismo Simbólico.

Resultados:

o rodízio foi positivo para fatores que auxiliam a resolução de conflitos aumento de conhecimentos e habilidades, reconhecimento das atividades desempenhadas pelos pares, melhora no relacionamento interpessoal, além de reduzir a resistência ao se atuar em outros setores. Contudo, suscitou sentimentos de ansiedade, medo, frustração, tristeza, angústia e insegurança atribuídos à comunicação ineficaz e à falta de participação da equipe na elaboração da proposta.

Conclusão:

o rodízio é uma estratégia importante para a redução de conflitos, todavia é fundamental que os gestores compartilhem essa proposta com a equipe antes de implementá-la.
Biblioteca responsável: BR17.1