Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Methodological approach in nursing research for constructing and validating protocols / Recorrido metodológico en investigaciones de enfermeria para la construccion y validacion de protocolos / Percurso metodológico em pesquisas de enfermagem para construção e validação de protocolos

Catunda, Hellen Lívia Oliveira; Bernardo, Elizian Braga Rodrigues; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira; Moura, Escolástica Rejane Ferreira; Pinheiro, Ana Karina Bezerra; Aquino, Priscila de Souza.
Texto & contexto enferm ; 26(2): e00650016, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-962910
RESUMO

Objetivo:

enfocar o percurso metodológico em teses/dissertações para construção e validação de protocolos na área da Enfermagem.

Método:

utilizou-se como método a revisão da literatura, a qual foi realizada de forma on-line na Biblioteca do Centro de Estudo e Pesquisa em Enfermagem e no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram incluídas oito teses e 16 dissertações na amostra final.

Resultados:

verificou-se que as etapas mais comuns na construção de protocolos foram a revisão da literatura científica e a utilização de profissionais para auxiliar nesse processo. Já nos estudos referentes à validação de protocolos, constatou-se a presença de grupos de especialistas/juízes na temática, variando entre três e 16 em quantidade, sendo que a maioria apresentou até dez juízes. Quanto à análise do processo de validação, percebeu-se maior prevalência da concordância entre os juízes e do Índice de Validade de Conteúdo.

Conclusão:

o desenvolvimento desse tipo de tecnologia constitui uma arena complexa e multifacetada, adaptada às expectativas e objetivos dos pesquisadores.
Biblioteca responsável: BR17.1