Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais da qualidade de vida de pessoas que vivem com HIV/aids / Representaciones sociales de la calidad de vida de personas que viven con VIH/sida / Quality of life social representations of people living with HIV/aids

Domingues, Juliana Pereira; Oliveira, Denize Cristina de; Marques, Sergio Correa.
Texto & contexto enferm ; 27(2): e1460017, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-962936
RESUMO

Objetivo:

analisar as representações sociais da qualidade de vida de pessoas que vivem com HIV/aids.

Método:

estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, fundamentado na Teoria das Representações Sociais, utilizando a abordagem estrutural. Foi realizado em três Serviços de Assistência Especializada em HIV/aids, com 180 pessoas que vivem com HIV/aids em acompanhamento terapêutico nestes serviços. Na coleta de dados, aplicaram-se questionários com variáveis socioeconômicas e a técnica de Evocações Livres de Palavras ao termo indutor "qualidade de vida", para a obtenção dos conteúdos da representação. A análise dos dados provenientes da evocação foi realizada através da técnica do quadro de quatro casas, sendo instrumentalizada pelo software denominado Ensemble de Programmes Permettant L'analyse des Evocations, versão 2005.

Resultados:

na análise da estrutura da representação da "qualidade de vida", identificaram-se, no possível núcleo central, os elementos positivos boa, boa-alimentação, cuidados-saúde e saúde, que sugerem que a qualidade de vida dos participantes está associada a uma alimentação adequada, a qual está inserida no contexto dos cuidados de saúde, evidenciando a preocupação do grupo com a própria saúde.

Conclusão:

a saúde é um bem inestimável para o grupo estudado. As representações sociais da qualidade de vida estão pautadas na adoção de cuidados de saúde relacionados com o cuidado de si e, em especial, com as ações de promoção da saúde.
Biblioteca responsável: BR17.1