Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

História oral como método para a compreensão do ofício das parteiras do semiárido brasileiro / Historia oral como método para la comprensión del oficio de las parteiras del semiárido brasileño / The oral history as a method for understanding the brazilian semi-arid midwives' job

Gomes, Samara Calixto; Silva, Jaqueline Alves; Oliveira, Dayanne Rakelly de; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa; Pinheiro, Ana Karina Bezerra; Quirino, Glauberto da Silva.
Texto & contexto enferm ; 27(3): e2470017, 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-962961
RESUMO

Objetivo:

compreender o processo histórico do ofício das parteiras do semiárido nordestino brasileiro por meio da história oral.

Método:

estudo qualitativo realizado em nove municípios do Cariri cearense com 16 parteiras, por meio do método da história oral. Foi utilizada, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada, com gravação das entrevistas em vídeo. Os relatos foram transcritos, textualizados e transcriados, sendo analisados segundo o método da história oral de vida.

Resultados:

a inserção de mulheres no ofício de parteiras ocorreu de forma transcendental ou essencial. Foi considerado um dom autônomo, divino ou aprendido pelo convívio com outras parteiras mais experientes. Seus conhecimentos variaram entre os saberes empírico e científico, tendo sido modificados ao longo do tempo, por conta do crescimento da medicalização, instigando a reflexão diante da atuação profissional voltada à saúde da mulher. Isto valorizou o parto, tornado um momento único, respeitando todos seus significados e devolvendo à mulher seu direito de ser mãe com humanidade e segurança.

Conclusão:

ficou evidente a forma natural e transcendental com que as parteiras foram inseridas neste ofício, motivadas pelo sentimento de altruísmo em um contexto histórico e social de ausência de acesso universal à saúde, de localização geográfica rural e de pouca disponibilidade de recursos humanos na saúde. Ficaram evidentes, deste modo, seus valores e sua importância no cenário da saúde obstétrica brasileira.
Biblioteca responsável: BR17.1