Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência e fatores associados à violência doméstica: estudo em uma maternidade de alto risco / Prevalencia y factores asociados a la violencia doméstica: estudio en una maternidad de alto riesgo / Prevalence and factors associated with domestic violence: study in a high-risk maternity hospital

Fiorotti, Karina Fardin; Amorim, Maria Helena Costa; Lima, Eliane de Fátima Almeida; Primo, Cândida Caniçali; Moura, Maria Aparecida Vasconcelos; Leite, Franciele Marabotti Costa.
Texto & contexto enferm ; 27(3): e0810017, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-962964
RESUMO

Objetivo:

descrever as prevalências dos tipos de violência doméstica entre puérperas atendidas em uma maternidade de alto risco e examinar a associação desses agravos com variáveis demográficas, socioeconômicas e reprodutivas.

Método:

estudo transversal, realizado com 302 puérperas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas a partir de roteiro estruturado com questões acerca da caracterização das participantes e instrumento para identificação de violência Abuse Assessment Screen.

Resultados:

entre as entrevistadas, 43% relataram ter vivenciado situações de maus-tratos ao longo da vida, 7,6% foram vítimas de violência física no último ano e 4,6% estiveram em situação de violência física durante a gestação. Mulheres com idade entre 31-43 anos (RP 1,5; 1,1-2,1), com três ou mais gestações (RP 1,8; IC95% 1,2-2,7) e evangélicas (RP 1,6 IC95% 1,1-2,3) vivenciaram mais frequentemente maus-tratos na vida. A ausência de companheiro esteve associada à história de violência física no último ano e na gestação (p< 0,05).

Conclusão:

este estudo reafirma que a violência constitui um fenômeno presente na vida da mulher, inclusive no período gestacional, e se mostrou associado à condição demográfica e obstétrica da mulher.
Biblioteca responsável: BR17.1