Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais da autonomia do enfermeiro para acadêmicos de enfermagem / Social representations of nurses' autonomy for nursing academics / Representaciones sociales de la autonomía del enfermero con alumnos de pregrado en enfermería

Mota, Diego Bonfante; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Silva, Aline Cerqueira Santos Santana da; Ramos, Raquel de Souza; Nogueira, Virgínia Paiva Figueiredo; Belém, Luísa dos Santos.
rev. cuid. (Bucaramanga. 2010) ; 9(2): 2215-2232, maio-ago. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-963439
Resumo Introdução A autonomia profissional corresponde à realização de ações de enfermagem por meio da utilização de habilidades, conhecimentos e atitudes para tomar decisões e resolver situações no seu espaço de atuação. Objetivo analisar as representações sociais da autonomia do enfermeiro para acadêmicos do último período de graduação em enfermagem de uma universidade federal.

Materiais e Métodos:

Estudo qualitativo, descritivo, exploratório delineado a partir da teoria das representações sociais em sua abordagem processual, realizada com 20 acadêmicos de enfermagem no último período de uma universidade federal localizada no estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas e a análise das produções discursivas pelo método de análise de conteúdo. Resultados Foram construídas cinco categorias de análise. Discussão Verificou-se que as representações sociais da autonomia profissional dos discentes de enfermagem encontram-se em processo de construção, tendo por fundamento o gerenciamento, as práticas invasivas e a consulta de enfermagem. A autonomia também se relaciona ao cuidado predominantemente individual. Conclusões A representação da autonomia profissional está vinculada a tecnologias atuais e a dimensões históricas da profissão, bem como a necessidade de novos estudos para a compreensão do fenômeno.
Biblioteca responsável: CO646.1