Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relationships between physical activity, quality of life, and age in women attending social groups for the elderly / Relações entre atividade física, qualidade de vida e idade em mulheres que frequentam grupos sociais de idosos

Souza, Fabricio de; Souza, Márcia Mendonça Marcos de; Schuelter-Trevisol, Fabiana; Trevisol, Daisson José.
Sci. med. (Porto Alegre, Online) ; 28(4): ID30301, out-dez 2018.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-963668

OBJETIVOS:

Analisar os fatores associados aos níveis de atividade física em mulheres idosas que frequentam grupos sociais para idosos.

MÉTODOS:

Estudo transversal, realizado com mulheres idosas cadastradas na Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, na cidade de Tubarão, no sul do Brasil. As variáveis sociodemográficas e de estado de saúde foram avaliadas por meio de questionários aplicados durante as entrevistas e por avaliação antropométrica. O nível de atividade física foi avaliado pelo Questionário Baecke Modificado para Idosos. A qualidade de vida foi avaliada pelo questionário World Health Organization Quality of Life assessment for older adults.

RESULTADOS:

Das 306 idosas incluídas no estudo, 214 (69,9%) foram definidas como fisicamente inativas e 92 (30,1%) como ativas. A proporção de participantes fisicamente ativas entre 60-69 anos de idade foi de 52,2%, entre 70-79 anos foi de 40,2% e igual ou maior que 80 anos foi de 7,6% (p=0,011). Nenhuma outra característica sociodemográfica ou antropométrica foi associada à atividade física. Na análise não ajustada houve associação entre atividade física e melhor qualidade de vida, assim como com menos doenças. Houve correlação negativa fraca entre atividade física e número de doenças (coeficiente de correlação= ­0.215) e positiva fraca entre atividade física e nível de qualidade de vida (coeficiente de correlação=0.284). Na análise ajustada, a atividade física permaneceu como fator de proteção para perda de qualidade de vida razão de prevalência=0,88 (intervalo de confiança 95%=0,81-0,96), p=0,003.

CONCLUSÕES:

O estudo concluiu que a atividade física em mulheres idosas foi associada à melhor qualidade de vida, mesmo na análise ajustada por idade.
Biblioteca responsável: BR1323.1